sábado, 24 de maio de 2008

o que é drenagem linfatica



O Que É Drenagem Linfática


Desenvolvida na década de trinta pelo cientista dinamarquês Vodder e por sua esposa, a drenagem linfática é uma técnica de massagem realizada pelas mãos que tem como objetivo oferecer um tratamento alternativo para as vias respiratórias superiores, de forma a não prejudicar a saúde do paciente.
De forma simplificada, a drenagem linfática busca devolver ao sangue os líquidos localizados entre os tecidos do corpo humano. O líquido intersticial – este entre os tecidos – retorna ao sangue através do sistema linfático junto com outras substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, tais como as proteínas, importante para nas funções imunológicas e absorção de lipídeos.
Em dois processos básicos e distintos consiste a drenagem linfática, que irá variar de acordo com o grau de dificuldade do paciente. A chamada evacuação consiste em uma ação realizada nos gânglios – também conhecidos como linfonodos – e também em outras vias linfáticas, com o objetivo de desobstruí-los. O outro método é conhecido como captação, que pode ser reconhecida como a própria drenagem em si, pois é realizada no próprio local do edema e visa direcionar para a desembocadura mais próxima do local.
A drenagem linfática é um método simples que pode ajudar muitas pessoas a recuperar a auto estima, além de melhorar a qualidade de vida das mesmas. Mas como todo tratamento, deve ser realizado por profissionais competentes e capacitados na área, em locais limpos e com alvará de funcionamento. Tudo para garantir que o paciente tenha um tratamento seguro e eficaz sem colocar em risco sua saúde.

Nenhum comentário: