terça-feira, 28 de julho de 2009

TERAPIA DEVIDAS PASSADAS OU REGRESSÃO DE VIVÊNCIAS PASSADAS

Terapia de vidas passadas

A terapia de vidas passadas costuma utilizar a técnica de hipnose para aceder a experiências passadas não resolvidas. Terapeutas de vidas passadas afirmam que ajudam a resolver problemas havidos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência.

Uma outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas consiste em colocar a pessoa num estado de relaxamento e visualização de certas imagens. Num dado momento, as imagens visualizadas vão espontaneamente ceder lugar a cenas e situações que supostamente são parte das encarnações passadas do indivíduo. Nesse sentido, a hipnose não é a única técnica empregada pelos terapeutas. Porém, há quem chame também essa metodologia de hipnótica, por considerar que qualquer estado modifcado de consciencia provocado por indução, mesmo que sem a sugestão, pode ser considerado hipnose. Porém, alguns terapeutas que defendem que existe uma diferença significativa entre a hipnose e as outras técnicas, como a indução via relaxamento e imagens mentais.

Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan e Ken Page nos E.U.A. e o Dr. John Plowman no Reino Unido. Em quase todos os grandes centros do Brasil encontra-se psicólogos e psiquiatras que aplicam a técnica.


]Visão espírita

Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.

Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas:

“Ao entrar na vida corporal, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.“

Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrar de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam.

Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas em caso de problemas físicos ou mentais que a ciência médica não esteja resolvendo e ser aplicada apenas por psicólogos e psiquiatras.

]Livros sobre Terapia de Vidas Passadas

Cura Profunda (Hans Tendam)

As Várias Vidas da Alma (Roger Woolger)

Regressão e Espiritualidade: novos caminhos da Terapia de Vidas Passadas. (Hugo Lapa)

O Fio de Ariadne: abordagens da Terapia de Vidas Passadas. (Camila Sampaio)

Vidas Passadas, Sonhos Presentes (Denise Linn)

A Regressão a Vidas Passadas como Método de Cura. (Thorwald Dethlefsen)

Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas.( Florence Wagner McClain)

Nascer, Morrer, Renascer. (Célia Resende)

Introdução à Terapia de Vidas Passadas.(José Antônio de Souza)

Egos de Vidas Passadas: o domínio das emoções através da Terapia de Vidas Passadas. (Helga Krelling & Ariane Krelling)

A Terapia da Reencarnação: as possibilidades oferecidas pela regressão a vidas passadas. (Harald Wiesendanger)

Novos Métodos de Regressão a Vidas Passadas.(Trutz Hardo)

Investigando Vidas Passadas. (Raymond A. Moody)

Vidas Passadas, Curas Futuras. (Sylvia Browne e Lindsay Harrison)

Recordando Vidas Passadas. (Dra. Helen Wambach)

Nenhum comentário: