sexta-feira, 11 de julho de 2008

TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

A TERAPIA DE VIDAS PASSADAS


Terapia de vidas passadas (TVP), regressão ou regressão de memória é um alegado processo de recuperação de vidas passadas. A terapia pode ser feita pela ajuda da hipnose, mas alguns ensinamentos não necessitam deste método. É sugerida por terapeutas New Age, nos E.U.A. e por terapeutas espíritas e espiritualistas, no Brasil, para cura de pessoas com problemas físicos ou psicológicos. Se lembrando de experiências no passado ou traumas, uma pessoa pode identificar a origem de seu problema e curá-lo. Um dos mais famosos escritores americanos sobre o assunto é Brian L. Weiss M.D., com várias obras traduzidas para o português.
Terapeutas e escritores sobre o assunto partem da premissa da existência da alma e da reencarnação e que as supostas experiências das vidas passadas podem afetar a vida presente. Céticos afirmam que isto é altamente improvável e que estas memórias são falsas e são puramente resultado da imaginação do paciente. Se as memórias são mesmo verdadeiras ou não, a regressão parece ajudar a vida pessoal de algumas pessoas e seu relacionamento com outros. Por isso é que pesquisadores sérios como o Dr. Ian Stevenson e sua equipe na Escola de Medicina da Universidade da Virígina, E.U.A., tratam a questão de lembranças sobre vidas passadas de forma científica

Terapia de vidas passadas
A terapia de vidas passadas costuma utilizar a técnica de hipnose para aceder a experiências passadas não resolvidas. Terapeutas de vidas passadas afirmam que ajudam a resolver problemas havidos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência.
Uma outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas consiste em colocar a pessoa num estado de relaxamento e visualização de certas imagens. Num dado momento, as imagens visualizadas vão espontaneamente ceder lugar a cenas e situações que supostamente são parte das encarnações passadas do indivíduo. Nesse sentido, a hipnose não é a unica técnica empregada pelos terapeutas. Porém, há quem chame tambem essa metodologia de hipnótica, por considerar que qualquer estado modifcado de consciencia provocado por indução, mesmo que sem a sugestão, pode ser considerado hipnose. Porém, alguns terapeutas que defendem que existe uma diferença significativa entre a hipnose e as outras técnicas, como a indução via relaxamento e imagens mentais.
Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan e Ken Page nos E.U.A. e o Dr. John Plowman no Reino Unido. Em quase todos os grandes centros do Brasil encontra-se psicólogos e psiquiatras que aplicam a técnica.
No Brasil existem diversas linhas terapeuticas de TVP, cada qual possuindo suas particularidades e diferenças. Em ultima análise, as semelhanças entre elas são muito mais consideráveis que as diferenças. As divergências se situam num plano mais teórico e no foco que cada terapeuta concentra a sua atenção. A Psicoterapia Reencarnacionista de Mauro Kwitko, por exemplo, enfoca o papel do Mentor espiritual e deposita a responsabilidade de conduzir a regressão na figura do Mestre de cada um, restringindo a atuação do terapeuta. Já as escolas mais cientificas, como ensinadas pelo INTVP, fundado por Maria Júlia e Ney Prieto Peres, não se utilizam do aspecto espiritual e o relegam a segundo plano, preferindo focar em aspectos psicológicos próprios da consciência objetiva atual e do "significado" que a pessoa dá a experiência de vidas passadas. A abordagem de J. S. Godinho e Camila Sampaio, por outro lado, procura colocar a TVP num nível mais espiritual e tenta uma síntese entre a regressão e a Apometria. Esta é considerada por alguns como a abordagem mais espiritual da Terapia de Vidas Passadas dentro dos sistemas brasileiros, pois supostamente lida com a questão das "presenças", do mentor, da proposta encarnatória, do pós-morte, vidas futuras, guias espirituais, etc.

Visão espírita
Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.
Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas em caso de problemas físicos ou mentais que a ciência médica não esteja resolvendo e ser aplicada apenas por psicólogos e psiquiatras.

Nenhum comentário: